Como Perder Gordura Localizada

Saiba tudo como perder gordura localizada. A gordura localizada é um termo utilizado para designar uma acumulação de células gordas – tecido adiposo – em determinadas partes do corpo, sendo os locais mais comuns: o perímetro abdominal, as ancas, as coxas e os braços.

É importante referir que a gordura localizada pode não estar associada a uma condição de excesso de peso. Esta, é calculada pela percentagem de massa gorda elevada em relação à massa corporal total.

Sabia que, nas mulheres, esta percentagem deve situar-se entre os 20 e os 24% e nos homens entre os 16 e os 20%?

Porque surge a Gordura Localizada?

A gordura localizada surge quando os lípidos e os açucares são ingeridos na alimentação diária. Estes não são consumidos pelo corpo, gerando desta forma, reservas de energia que assumem a forma de gordura. Estas reservas de energia só são consumidas pelo corpo quando este não consegue obtê-las através da alimentação. É por todos estes fatores que este tipo de gordura é a mais difícil de eliminar.

Como perder gordura localizada

A Gordura Localizada não está associada a condições de obesidade mórbida, sendo que pode ser facilmente eliminada. Através da combinação de diversos fatores poderá livrar-se da inestética Gordura Localizada, como sendo:

  • Binómio alimentação e exercício físico;
  • Tratamentos estéticos não invasivos.

O binómio alimentação/exercício físico é frequentemente o mais difícil de equilibrar na vida quotidiana. Contudo, não requer custos adicionais uma vez que alterar a alimentação e fazer exercício físico não tem necessariamente custos associados.

No que se refere à alimentação, a eliminação ou redução para quantidades insignificantes de gordura é fundamental. Mas atenção, isto não significa que não se possa temperar uma salada com azeite. Mas os alimentos fritos têm que ser obrigatoriamente eliminados!

Por outro lado, é importante compreender que o nosso corpo consome energia sob a forma de hidratos de carbono, os quais são a maior fonte de energia do nosso corpo. Assim, sendo  a redução dos mesmos na alimentação também ajuda no processo de consumo das reservas de energia. Optar por substituir parte dos hidratos de carbono por legumes ou fruta é, também, uma excelente ideia.

Exercício Físico e Alimentação SaudávelFinalmente, tem que imperar o bom senso: em relação à quantidade de comida ingerida por refeição. Esta deve ser moderada sem excessos nem reduções absurdas. Deste modo, a segunda parte do binómio é a que terá o papel motor na persecução do objectivo de eliminar a Gordura Localizada. Deve aumentar consideravelmente a actividade física diária por forma a que o corpo consiga utilizar as reservas de energia suplementares, queimando a referida gordura.

…mas a sua eliminação tem solução!

Para queimar a Gordura Localizada é recomendada a prática de uma combinação de exercícios:

  • Aeróbicos – caminhada, corrida, bicicleta, natação, remo ou dança;
  • Anaeróbios – ginástica localizada, musculação, entre outros.

Estes exercícios são perfeitos para combater este “flagelo”. Para resultados mais rápidos e eficazes pode optar por modalidades mais exigentes como o cross-fit ou os desportos de combate – kick-boxing ou jiu jitsu, por exemplo. Estes desportos estimulam simultaneamente a componente cardio e de tonificação muscular, sendo ao mesmo tempo modalidades desafiantes e motivadoras do ponto de vista psicológico.

Para resultados ótimos, faça tratamentos estéticos não-invasivos.  É uma forma de complementar e consolidar o objectivo de eliminar a gordura localizada. Exemplos destes tratamentos são: a lipocavitação, o tratamento com infravermelhos, a electroestimulação, os ultrassons, a radiofrequência, entre outros.

Com estas dicas poderá ter resultados visíveis na redução da Gordura Localizada rapidamente, entre 1 a 2 meses. Dúvidas, questões ou sugestões? Comente abaixo!

Comentários recentes...